PNEM

Fernandab

Respostas no Fórum

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Museus Virtuais #985
    Fernandab
    Membro

    Olá.

    Geysa, ótima colocação ao trazer o tema em debate.

    Gostaria de fazer algumas contribuições a respeito do assunto.

    Concordo com a Claudia no que diz respeito a exemplos como o Era Virtual, que são de fato, melhores que outros sites apenas expositivos, mas que certamente a interação poderia ser melhor explorada.

    Mas embora ainda seja uma via de mão única, conforme cita a Claudia, acredito que faltam iniciativas de divulgação desses sites, e até mesmo valorização pelo âmbito educacional ( nas escolas, por exemplo), pois acabam ficando restritos apenas ao nicho de interesse.

    Ozias, não sou especialista, mas penso que poderia ser melhorado com o uso de jogos de conhecimento, desafios, e outras possibilidades virtuais. Um ótimo exemplo de interação virtual é o Museu da Imigração, de São Paulo, que está em obras para se tornar um museu interativo. Ele  conta com o suporte da internet, viabilizando troca de conhecimentos e prestação de serviço à comunidade.

    Fernandab
    Membro

    Olá. Excelente debate. Estava acompanhando os diversos tópicos do site, e este me pareceu pertinente para participar neste momento da conversa.

    Estou desenvolvendo meu projeto de graduação, e o tema é: Museu Interativo da Colonização Italiana. O motivo do tema, é pela evidente decadência da visitação dos museus tradicionais, onde em contrapartida, museus interativos como o museu da língua portuguesa por exemplo, são muito procurados gerando um turismo local. Os museus tradicionais, que contam apenas com acervo de objetos ainda que tenham importância histórica, sofrem dessa dificuldade e hoje, são estimulados a envolverem a comunidade com atividades. Interessante a campanha de doação de objetos que  MHCI cita, pois a comunidade sente sua contribuição como acervo.  

    ADILSON NUNES DE OLIVEIRA cita um fator que acredito ser muito importante, que é manter as atividades de formas dinâmicas e atrativas. Acho também que deve ser levado em consideração a localidade e o tema proposto, e ainda pensar na abordagem para os diferentes públicos. Os mais idosos prezam o acervo físico, os mais jovem prezam tecnologias e atividades dinâmicas.

    No caso da minha proposta é a colonização italiana devido ao seu número expressivo na região. O desenvolvimento do projeto será com acervo físico  (podendo ser colaborativo), associado a visualização interativa, com o uso também de vídeos de relatos, levando ao conhecimento das origens, cultura…será que meu projeto segue  no caminho certo?

     

Visualizando 2 posts - 1 até 2 (de 2 do total)