PNEM

Flavio Almeida

Respostas no Fórum

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Mediação ou visita guiada? #831

    Acho muito mais produtivo pensar em um modo de se conduzir as visitas (sejam elas guiadas ou mediadas), em qualquer tipo de museu, de maneira com que o visitante/aluno seja estimulado a questionar os porquês daquela informação, se aquilo é realmente “verdadeiro”, se as teorias já cristalizadas não contém algo a ser discutido, isto é, a visita, antes de tudo, tem de fazer o visitante/aluno pensar, discutir, chegar a suas próprias conclusões. Não me importa se o termo usado vai ser “visita guiada”, “visita monitorada”, “visita disso ou daquilo”, o que me importa   é como o contato entre o educador do museu e o visitante/alunos ocorre, e se o visitante/aluno saiu do museu de uma maneira diferente de como entrou.

    em resposta a: Parcerias com instituições de cultura e pesquisa #815

    Aqui no MAI, Fernanda, além das pesquisas citadas, há ainda aquelas relacionadas às comunidades tradicionais da região (pescadores e moradores do Morro das Andorinhas), à aldeia guarani que ocupa um trecho da praia de Camboinhas, e ainda será realizada uma pesquisa do não-público, pois estamos ao lado de uma praia com grande circulação e nem 5% dessas pessoas entram no museu.

    em resposta a: Parcerias com instituições de cultura e pesquisa #635

    As possibilidades de pesquisas são infinitas, pois cada museu tem seu enfoque diferenciado proporcionando uma grande extensão de possibilidades no que se refere à pesquisa.

    No caso do museu em que trabalho (Museu de Arqueologia de Itaipu) temos parcerias com a UERJ/FFP (Faculdade de Formação de Professores), com a Escola Municipal de Niterói Prof. Marcos Waldemar e com o PESET (Parque Estadual da Serra da Tiririca), e através destas parcerias é desenvolvido o nosso Programa de Educação Ambiental com alunos da Escola Municipal.

    A partir deste programa educativo, são desenvolvidas pelo Museu pesquisas a respeito das percepções dos alunos sobre meio ambiente, os estagiários e professores da UERJ desenvolvem artigos e outros textos tendo em vista a ação educativa.

    Portanto, os museus são sim instituição que produzem conhecimento, e esse conhecimento produzido tanto pelo museu como pelos seus parceiros colabora com o aprimoramento dos projetos educativos.

    Concordo, Katia, que deve-se regulamentar a profissão através de planos de carreira e gratificações por titulação, no entanto vejo que esse problema aflige todas as áreas técnicas (museologia, pesquisa, educação etc) dos museus, pelo menos nos do IBRAM,  Portanto para que se consiga valorizar e investir nos profissionais dos setores educativos, deve-se fazer o mesmo com os outros técnicos que atuam nos museus, e é aí que começam os problemas…

Visualizando 4 posts - 1 até 4 (de 4 do total)