PNEM

Luana

Respostas no Fórum

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Setor/área/coordenação/departamento educacional #978
    Luana
    Membro

    Olá Rafaela e todos os colegas presentes, achei bastante interessante o último questionamento levantado. Há alguns meses um novo grupo de educadores foi contratado para o museu que atuo, em duas levas. Fui responsável pelo treinamento do grupo principalmente no diz respeito ao conhecimento teórico necessário para a atuação com o tema específico do nosso museu. Os treinamentos duraram em média 3 meses para cada turma e, após finalizá-los, iniciei um período de reciclagem com os educadores mais antigos.

    Como suporte utilizei apresentações em power point, vídeos e discussões no acervo. Contudo, passado algum tempo, uma parte do grupo começou a reproduzir o mesmo discurso e não criou em si a cultura de pesquisa e estudo essencial à pratica educativa em museus, muitos se desmotivaram.

    Somos uma equipe grande, 14 pessoas, responsáveis não só pela mediação mas também por elaborar atividades educativas e recreativas, elaborar exposições temporárias, elaborar eventos, atender aos visitantes, fazer “ronda” no espaço expositivo, atuar em outras áreas caso haja necessidade como, por exemplo, fazer a supervisão da limpeza e atuar no caixa.

    Há uma grande desorganização e desvalorização da real necessidade dos educadores ao meu ver e, realmente tenho a impressão que somos suporte para tudo o que ocorre no museu, os “paus-para-TODAS-as-obras”, somos o cartão de visitas da instituição e somos valorizados apenas pelo número de pessoas que atendemos ou quantidade de visitantes que conseguimos trazer ao museu de acordo com os eventos e atividades que planejamos. Diante desse panorama como julgar ou convencer um profissional a atuar como educador , a estudar, pesquisar, se envolver, se capacitar?????

Visualizando 1 post (de 1 do total)