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Marcos TeodoricoMembro
Para o Museu da Infância e do Brinquedo (MIB) o “fazer cientifico” acontece quando respondemos a uma demanda da sociedade. Quando realizamos investigações que possam ser apropriadas por todos e que tenha além da relevância científica uma relevância social.
Por exemplo:
Estamos iniciando um estudo sobre o seguinte tema:
JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS CEARENSES: IDENTIDADE E MEMÓRIA.
Porque fazer uma pesquisa desta natureza no Estado do Ceará?
Qual a relevância social desta investigação para o povo cearense?
Qual importância científica do estudo nas reflexões teóricas sobre a cultura lúdica?
O jogo, o brinquedo e a brincadeira é um patrimônio da cultural?
Qual a importância histórica do lúdico na identidade e memória do cearense?
Com iremos aplicar e transferir os resultados do estudo ao povo cearense?Acreditamos que temos que ter um sentido uma razão que justifique o estudo e principalmente que os resultados da dela possa ser importante socialmente para toda sociedade cearense.
E como podemos fazer isso?
As estratégias de rigor e credibilidade utilizadas em um estudo científico é o primeiro passo:
A credibilidade, que se refere ao valor de verdade, ou seja, a confiança na autenticidade dos descobrimentos e explicações de uma investigação no seu contexto.
A transferência, que se refere à aplicabilidade, ou seja, ao grau de aplicação dos resultados da investigação em outros contextos.
A dependência, que se refere à consistência, ou seja, à possibilidade que a investigação desse os mesmos resultados se repetisse de forma similar.
A confirmação, ou seja, a neutralidade, que se refere ao grau em que os descobrimentos são adequados aos fenômenos e pessoas estudadas, e não, os elementos introduzidos pelo investigador.O que constitui “Pesquisa bem feita?”, confiável, merecedora de ser tornada pública para contribuir para o conjunto de conhecimento sobre o tema aqui abordado. Lienert (1989) citado por Gunther (2006) diferencia entre critérios principais e critérios secundários. Entre os primeiros, constam objetividade, fidedignidade e validade. Entre os segundos, constam utilidade, economia de esforço, normatização e comparabilidade. Segundo estes autores seriam difíceis, se não impossível, verificar a base científica de uma pesquisa por meio de estudos adicionais se a mesma não satisfaz a estes critérios.
Nossa posição sobre o tema é uma reflexão que realizamos internamente com nosso grupo de pesquisa do MIB.
Vamos conversando…
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