PNEM

Marcos Teodorico

Respostas no Fórum

Visualizando 1 post (de 1 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: O que é "o fazer científico" nos museus? #1082

    Para o Museu da Infância e do Brinquedo (MIB) o “fazer cientifico” acontece quando respondemos a uma demanda da sociedade. Quando realizamos investigações que possam ser apropriadas por todos e que tenha além da relevância científica uma relevância social.

    Por exemplo:

    Estamos iniciando um estudo sobre o seguinte tema:

    JOGOS, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS CEARENSES: IDENTIDADE E MEMÓRIA.

    Porque fazer uma pesquisa desta natureza no Estado do Ceará?
    Qual a relevância social desta investigação para o povo cearense?
    Qual importância científica do estudo nas reflexões teóricas sobre a cultura lúdica?
    O jogo, o brinquedo e a brincadeira é um patrimônio da cultural?
    Qual a importância histórica do lúdico na identidade e memória do cearense?
    Com iremos aplicar e transferir os resultados do estudo ao povo cearense?

    Acreditamos que temos que ter um sentido uma razão que justifique o estudo e principalmente que os resultados da dela possa ser importante socialmente para toda sociedade cearense.

    E como podemos fazer isso?

    As estratégias de rigor e credibilidade utilizadas em um estudo científico é o primeiro passo:

    A credibilidade, que se refere ao valor de      verdade, ou seja, a confiança na autenticidade dos descobrimentos e      explicações de uma investigação no seu contexto.

    A transferência, que se refere à aplicabilidade,      ou seja, ao grau de aplicação dos resultados da investigação em outros      contextos.
    A dependência, que se refere à consistência, ou seja,      à possibilidade que a investigação desse os mesmos resultados se repetisse      de forma similar.
    A confirmação, ou seja, a neutralidade, que se refere      ao grau em que os descobrimentos são adequados aos fenômenos e pessoas      estudadas, e não, os elementos introduzidos pelo investigador.

    O que constitui “Pesquisa bem feita?”, confiável, merecedora de ser tornada pública para contribuir para o conjunto de conhecimento sobre o tema aqui abordado. Lienert (1989) citado por Gunther (2006) diferencia entre critérios principais e critérios secundários. Entre os primeiros, constam objetividade, fidedignidade e validade. Entre os segundos, constam utilidade, economia de esforço, normatização e comparabilidade. Segundo estes autores seriam difíceis, se não impossível, verificar a base científica de uma pesquisa por meio de estudos adicionais se a mesma não satisfaz a estes critérios.

    Nossa posição sobre o tema é uma reflexão que realizamos internamente com nosso grupo de pesquisa do MIB.

    Vamos conversando…

Visualizando 1 post (de 1 do total)