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Museu Carlos Gomes

Respostas no Fórum

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  • em resposta a: Ações educacionais e memória coletiva #1101

    Retificando a frase acima:

    ….. ” de um sentimento de Pertencimento, sem o qual”…

    Regina Márcia

    em resposta a: Ações educacionais e memória coletiva #1100

    Diego:

    Concordo  com sua proposta, mas parece-me importante, em algum momento explicitar que a Valorização, Revitalização , Documentação e a Preservação da Cultura lúdica infantil é o caminho certo para a instalação, no seio das comunidades, de um sentimento Pertencimento  à construção cultural, sem o qual não haverá Preservação da Memória Social.

    em resposta a: Museu como ferramenta de Educação #1084

    Aos parceiros deste blog indico a leitura de um artigo meu”Museus Universitários  e Educação” , o qual faz parte de meu livro MUDANÇA DE RUMO, JÁ:HERANÇA CULTURAL, PRESERVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO, Pontes Edts., 2009, Campinas, SP

    em resposta a: Ações educacionais e memória coletiva #1081

    Caros parceiros de discussão:

    Sou antropóloga, profa. universitária aposentada, com experiência na direção de museus e participação em colegiados que tratam da questão da preservação do patrimônio cultural(ICOM, CONDEPHAAT e CONDEPAC-Campinas) há quase 30 anos.

    Devo dizer-lhes que minha insatisfação diante do distanciamento que a  população, em geral, e mesmo a universitária, mantem relativamente às preocupações e propostas dos  órgãos que trabalham com a preservação da memória de uma sociedade levou-me a realizar, no fim da década de 80,uma pesquisa-ação sobre a CULTURA LÚDICA DA INFÂNCIA, com o claro objetivo de DOCUMENTAR, mas precisamente, de LEVAR a criança a sentir-se Produtora, Preservadora e Transmissora de uma parte importante da Memória Coletiva Mundial, trabalho este que está contido no livro de minha autoria” BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS:PATRIMÔNIO CULTURAL DA HUMANIDADE”, 2 vols.,Pontes Edts., Campinas, SP.

    A partir da pesquisa básica mantivemos a Oficina “PRESERVAR BRINCANDO” durante quase 10 anos no espaço do Museu Universitário, o que resultou numa grande sensibilização não somente das crianças, mas de suas famílias (exposições onde as crianças eram as protagonistas e monitoras) para a importância que cada indivíduo tem na  construção progressiva das múltiplas heranças culturais de uma sociedade. E a ação educativa do Museu, relativamente ao seu próprio acervo, tornou-se muito mais acessível e atraente.

    Tenho como certo que há uma correlação íntima entre (1) a Valorização das Diversificadas Memórias de um Mosaico de Culturas- nossas cidades contemporâneas,(2) o resgate da Auto-Estima dos sujeitos dos variados segmentos populacionais, (3) a Percepção da Importância da Preservação da Memória  no processo de Desenvolvimento da Sociedade e(4) a instalação da Cidadania.

    Minha opção por trabalhar com a criança fez-se por acreditar que valores essenciais para uma vida adulta qualitativa são colocados na infância e adolescência.

    Há a possibilidade de se trabalhar, também, a Auto-Estima e a sensação de Pertencimento entre os adultos valorizando aspectos da Cultura Imaterial produzida por segmentos da população. Existem experiências exitosas no Canadá, onde estive estudando os ECONOMUSEUS, entre outros.

    Finalmente, em meu livro “MUDANÇA DE RUMO, JÁ:HERANÇA CULTURAL, PRESERVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO”, Pontes edts, 2009, Campinas, SP há artigos que, creio, poderão incrementar as discussões em torno dos vários temas propostos neste blog.

     

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