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Paula Catarino

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  • em resposta a: Ações educacionais e memória coletiva #1092

     

    A visão de Museu como espaço físico utilizado apenas para armazenar peças antigas é ultrapassada, desconectada do cotidiano da população e da atualidade. Museu, atualmente é visto como espaço de conservação de bens culturais e técnico-cientificos, um local diálogo com o público e também de difusão de conhecimentos. Os Museus contribuem para o desenvolvimento de outros setores, como turismo e a geração de empregos.

    O Museu de Ciências e Tecnologia “Prof.Dr. Mário Tolentino”, localizado na cidade de São Carlos – SP, é um espaço de difusão do conhecimento e abrange diversas áreas do saber.  Um espaço onde o público pode conhecer na prática os processos científicos.

    A realização de ações voltadas para a popularização da ciência requer acompanhamento, tanto do processo em si quanto de seu impacto sobre o nível de alfabetização científica e tecnológica. Para a implementação e desenvolvimento destas ações há de se conhecer as características do publico a que se destinam.

    O publico do Museu “Mário Tolentino” é bastante diversificado, nosso grande desafio tem sido elaborar estratégias que atinjam essa diversidade. Para tanto, contamos com uma equipe de 11 profissionais, professores cedidos pela Secretaria de Educação do Município, com formação em diversas áreas. Estes profissionais dedicam 30 horas semanais para a elaboração de projetos, visitas monitoradas, oficinas, palestras, eventos associados à temática do museu, rodas de conversa, dentre outras ações. A constituição do quadro de funcionários de nosso museu é um aspecto positivo, pois tem auxiliado na articulação Museu/Comunidade.

    Quanto ao atendimento de grupos escolares, entendemos que espaços como Museus, feiras e mostras de ciência, jardins botânicos, entre outros, são importantes meios de aprendizagem não formal. Esses espaços possuem enorme potencial para desenvolver a compreensão pública da ciência em geral. Porém, é essencialmente, função da educação formal promover a alfabetização cientifica do educando, por intermédio de atividades que envolvam a investigação.

    Os espaços não formais de aprendizagem podem potencializar o aprendizado em sala de aula ao integrar as atividades.  Para tanto, há de se estreitar a relação Museu/escola no tocante ao conteúdo formal. As possibilidades de relação entre Museus de Ciência e escola são muitas.

    Quanto o atendimento ao publico geral, defendemos a tese de que é importante o envolvimento da população como um todo na educação científica, em um processo de popularização da ciência. Nesse sentido, desenvolvemos ações capazes de promover melhorias na qualidade de vida dos envolvidos, que contribuam para a reflexão, conscientização e construção do pensamento crítico.

    Acreditamos que mais do que um museu na comunidade, “Mário Tolentino” necessite ser um museu da comunidade, contextualizado com o seu entorno e comprometido com sua função social.

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