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REM BAHIA

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    REM BAHIA
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    A sociedade contemporânea tem como um dos seus principais sustentáculos as articulações em redes e/ou parcerias, sobretudo aquelas entre o Estado e a sociedade civil organizada. Estado e sociedade juntos para melhor gerir a dinâmica operacional de suas estruturas macros, sobretudo a partir das políticas públicas setorizadas e articuladas, para o “bem estar social” amplo e irrestrito. Logo, educação e cultura enquanto campos essenciais para um qualitativo desenvolvimento social, não poderiam ser preteridos.

    É nesse contexto que se apresenta a importância das parcerias entre o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM/MINC) e alguns segmentos da sociedade civil organizada como as Redes de Educadores em Museus, sobretudo quando da construção de Programas e Políticas Públicas no âmbito da educação museal. Parcerias em momentos como este, e em muitos outros, são essenciais para que, por exemplo, o poder público tome ciência das demandas de cada setor e estas sejam atendidas em suas políticas e programas públicos. Além disso, futuras demandas poderão ser sinalizadas por atores que estão lidando cotidianamente com as questões do referido campo e que, por isso mesmo, poderão apontar caminhos para saná-las ou minimizá-las.

    Assim, no sentido de contribuirmos com mais uma frente de trabalho para o fortalecimento do Campo Museal Nacional, especificamente no âmbito socioeducacional, gostaríamos de sugerir para o PNEM formas efetivas da parceria entre o IBRAM e as Redes de Educadores em Museus (REM’s):

    · Eixo norteador: Apoio efetivo às ações socioeducativas das REM’s:

    1. Incentivo e colaboração para: seminários, oficinas, publicações acadêmicas pertinentes à área;

    2. Cessão de pessoal, inclusive arcando com os custos de passagens e hospedagens, para participarem de eventos socioeducativos de médio e grande porte;

    3. Divulgação das Redes de forma virtual e impressa;

    4. Incentivo ao surgimento de outras REM’s em locais onde ainda não existam;

    Como contrapartida a este aporte do IBRAM, as REM’s contribuem para a divulgação das ações setoriais do Governo, tanto no campo da educação quanto no da cultura – e suas interfaces -, como também colaboram na promoção das articulações entre as esferas governamentais, no que tange à prática de Programas e Projetos educativos e culturais e suas interlocuções. Além disso, essa parceria IBRAM/REM’s (e com outras formas de organização sociocultural) contribui para o fomento da participação da iniciativa privada nos processos socioeducativos museais, haja vista que muitas empresas esperam ver esse respaldo governamental nestas ações para contribuírem efetivamente em seus desenvolvimentos.

    Como se vê, é o trabalho em rede fomentando o seu próprio redimensionamento num círculo benéfico para a coletividade a partir do exercício da co-responsabilidade em que um setor não espera o outro, e sim faz sua parte.

    Grato,

    Rede de Educadores em Museus da Bahia

     

     

     

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