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REM.SCMembro
Prezados(as),
A Rede de Educadores em Museus de Santa Catarina (REM/SC), desde a sua criação em 2010, tem realizado ações em parceria com instituições museológicas, espaços culturais e profissionais da Educação e dos Museus. Nossa mais recente atividade – a mesa-redonda “Museu e Educação: diálogos para a construção do Programa Nacional de Educação Museal – PNEM” (11/03) – foi realizada em parceria com o Sistema Estadual de Museus de Santa Catarina (SEM-SC) e apoio de instituições de ensino na divulgação.
A REM/SC, nos encontros realizados desde o ano de 2010, tem refletido sobre a importância da aproximação e do diálogo entre os profissionais de museus e da educação, sendo que, durante o ano de 2012, realizou somente encontros de relatos de experiências de profissionais da educação formal e não formal e dos museus.
Esses encontros foram muito profícuos, pois tivemos a participação de professores falando sobre suas experiências com estudantes, de diferentes níveis de ensino, em visitas aos espaços museais, assim como professores universitários relatando experiências de disciplinas e/ou cursos ministrados por eles/as que abordam questões teóricas e práticas sobre a educação em museus, assim como pesquisas neste campo específico e educadores de museus apresentando algumas ações educativas desenvolvidas nas instituições em que atuam. Assim, diante de tantas vozes nos encontros da REM/SC, percebemos a importância de os museus serem contemplados nos currículos dos cursos universitários, principalmente nos cursos de licenciatura, pois é o professor/a, na maioria das vezes, quem levará a criança, pela primeira vez, a este espaço cultural, podendo ainda futuramente atuar como educador em museu.
Destacamos, ainda, que esta nossa percepção a partir dos encontros da REM/SC também é apontada por colegas de diferentes regiões do país neste blog do PNEM. Diante do exposto, a REM/SC, ao navegar no blog, percebe que muitas de suas reflexões estão contempladas por meio de propostas dos coordenadores do PNEM e de profissionais da educação e dos museus participantes desta consulta pública, assim como das Redes de Educadores do Rio de Janeiro e da Bahia, no que se refere às questões que dizem respeito especificamente às REMs.
Assim, a título de contribuição, seguem propostas da equipe gestora da REM/SC para o eixo Redes e Parcerias:
-Incentivar, por meio da criação de editais, iniciativas de parcerias entre museus e instituições de ensino superior, principalmente com cursos de licenciatura, que tenham como objetivo a formação e/ou atualização de profissionais da educação formal e não formal sobre as especificidades da educação em museus e destes espaços como lugares de fruição, de diálogo, de troca de saberes sistematizados e não sistematizados e de apropriação e construção de conhecimento.
-Fomentar redes de educadores em museus, por meio de editais que contemplem a realização de palestras, cursos, intercâmbios e publicações em parceria com as instituições de ensino formal públicas e privadas – educação básica e superior –, assim como com instituições de educação não formal.
-Incentivar a constituição de fóruns entre as pastas – áreas da educação e da cultura – para a aproximação, o diálogo, o reconhecimento e a promoção de políticas públicas de ações e parcerias entre os órgãos e instituições nas três esferas dos poderes públicos, a fim de promover a democratização, o acesso e a inclusão sociocultural das instituições educacionais aos museus e ao patrimônio cultural.
Atenciosamente,
Equipe Gestora da REM/SC
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