Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Valéria AbdallaMembro
Mesmo que seja tombado, é necessária a reestruturação dos museus em termos físicos (e sociais!)! Cada caso é um caso mesmo, mas… sempre há uma solução, não é? As instituições não podem se “esconder” atrás de suas edificações para não se adequarem aos nossos mais diversos públicos!
21/01/2013 às 1:45 em resposta a: Formação para atendimento de pessoas com necessidades especiais #747Valéria AbdallaMembroOlá!
No Museu Histórico Nacional estamos desenvolvendo um programa de visitas junto com o Instituto Benjamin Constant (voltado para a educação de pessoas com deficiência visual), ainda em caráter experimental. Em 2012, alunos do IBC visitaram o Museu Histórico Nacional e a “experiência tátil” foi possível (objetos pré-selecionados pela equipe). Os grupos visitaram, também, a Reserva Técnica. Vamos dar continuidade em 2013.
Através das orientações do IBC e das visitas citadas, estamos aprimorando nossos meios e formas de trabalhar junto ao público. É extremamente importante estabelecer parcerias com instituições especializadas para a concretização de ações satisfatórias voltadas às pessoas com deficiência. Sentimos que ainda temos muito a aprender.
Seria interessante o IBRAM estabelecer parcerias com instituições especializadas, a fim de promover cursos e palestras para profissionais de museus? A RAM poderia indicar essas parcerias?
Se o IBRAM promovesse cursos/ oficinas com profissionais de instituições especializadas, estaria gerando multiplicadores em todo o país!
Valéria AbdallaMembroA ideia de um banco de dados para ações educativas é bastante interessante!
Ressalvo que no Encontro com Educadores do IBRAM (RJ), realizado no Museu da República, em 2011, participei de um grupo de trabalho que sugeriu para a COMUSE a publicação de uma revista que tratasse das ações educativas dos museus. Vocês lembram? Acho que essa proposta poderia voltar a ser considerada neste momento!
Valéria AbdallaMembroO termo “Programa Educativo” está sendo utilizado aqui por ser um dos itens do Plano Museológico. Não é uma substituição do PPP. O plano define a missão do museu. Nele, podemos encontrar um diagnóstico da instituição (de a cada área) e o detalhamento dos diversos programas (institucional, de segurança, de pessoal, pesquisa, educação etc.). Os projetos dos museus deveriam surgir a partir dos itens indicados nos programas do plano. Porém, como já foi dito anteriormente neste tópico por Neilia e Valdemar, as instituições têm problemas em elaborar o documento como um todo! E geralmente os projetos não estão conectados à missão do museu e aos programas! Esse é um grande problema.
Acredito que a indicação da elaboração de um Projeto-Político-Pedagógico ou Projeto Educacional ou Proposta Educativa do museu (seja lá qual for o nome) pode estar no programa educativo do plano museológico.
A construção coletiva é essencial, conforme a Fernanda e o Ozias já comentaram!!! Este documento não deve ser elaborado por uma ou duas pessoas da instituição. Todos os setores precisam se envolver neste trabalho. Ozias, concordo quando diz que a consultoria não pode estar acima da equipe da instituição!
Acho que para este item (Plano Museológico) podemos recorrer ao Estatuto de Museus (art. 44 ao art. 47).
-
AutorPosts