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Valéria Abdalla

Respostas no Fórum

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  • em resposta a: Acessibilidade social e física #748

    Mesmo que seja tombado, é necessária a reestruturação dos museus em termos físicos (e sociais!)! Cada caso é um caso mesmo,  mas… sempre há uma solução, não é? As instituições não podem se “esconder” atrás de suas edificações para não se adequarem aos nossos mais diversos públicos!

    Olá!

    No Museu Histórico Nacional estamos desenvolvendo um programa de visitas junto com o Instituto Benjamin Constant (voltado para a educação de pessoas com deficiência visual),  ainda em caráter experimental. Em 2012, alunos do IBC visitaram o Museu Histórico Nacional e a “experiência tátil” foi possível (objetos pré-selecionados pela equipe). Os grupos visitaram, também, a Reserva Técnica. Vamos dar continuidade em 2013.

    Através das orientações do IBC e das visitas citadas, estamos aprimorando nossos meios e formas de trabalhar junto ao público. É extremamente importante estabelecer parcerias com instituições especializadas para a concretização de ações satisfatórias voltadas às pessoas com deficiência. Sentimos que ainda temos muito a aprender.

    Seria interessante o IBRAM estabelecer parcerias com instituições especializadas, a fim de promover cursos e palestras para profissionais de museus? A RAM poderia indicar essas parcerias?

    Se o IBRAM promovesse cursos/ oficinas com profissionais de instituições especializadas, estaria gerando multiplicadores em todo o país!

     

    em resposta a: Inventário das ações educativas #736

    A ideia de um banco de dados para ações educativas é bastante interessante!

    Ressalvo que no Encontro com Educadores do IBRAM (RJ), realizado no Museu da República, em 2011, participei de um grupo de trabalho que sugeriu para a COMUSE a publicação de uma revista que tratasse das ações educativas dos museus.  Vocês lembram? Acho que essa proposta poderia voltar a ser considerada neste momento!

    em resposta a: Programa Educativo-cultural no Plano Museológico #735

    O termo “Programa Educativo” está sendo utilizado aqui por ser um dos itens do Plano Museológico.  Não é uma substituição do PPP. O plano define a missão do museu. Nele, podemos encontrar um diagnóstico da instituição (de a cada área) e o detalhamento dos diversos programas (institucional, de segurança, de pessoal, pesquisa, educação etc.). Os projetos dos museus deveriam surgir a partir dos itens indicados nos programas do plano.  Porém, como já foi dito anteriormente  neste tópico por Neilia e Valdemar, as instituições têm problemas em elaborar o documento como um todo! E geralmente os projetos não estão conectados à missão do museu e aos programas! Esse é um grande problema.

    Acredito que a indicação da elaboração de um Projeto-Político-Pedagógico ou Projeto Educacional  ou Proposta Educativa do museu (seja lá qual for o nome) pode estar no programa educativo do plano museológico.

    A construção coletiva é essencial, conforme a Fernanda e o Ozias já comentaram!!! Este documento não deve ser elaborado por uma ou duas pessoas da instituição. Todos os setores precisam se envolver neste trabalho. Ozias, concordo quando diz que a consultoria não pode estar acima da equipe da instituição!

    Acho que para este item (Plano Museológico) podemos recorrer ao Estatuto de Museus (art. 44 ao art. 47).

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