Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Pela nossa experiência, vemos que a busca por parcerias com universidades, associações e também com os sistemas de Museus que deveriam ter um papel fundamental para essa função. Em nosso Museu, buscamos manter parcerias com as universidades e associações, o que nos traz benefícios no estímulo de estudos científicos no acervo do Museu e consequentemente a divulgação de nosso trabalho. Contudo, sentimos a falta de parcerias entre Museus e Sistemas de Museus em âmbito municipal, estadual e nacional para a troca de experiências e para o desenvolvimento de ações conjuntas, visando o benefício de todos.
A formação, capacitação e qualificação dos profissionais de Educação Museal é realmente uma questão fundamental para o desenvolvimento de todas as ações de um Programa de Educação Museal. Acreditamos que pela dificuldade que temos no Brasil de fomentação para esta capacitação de profissionais de forma mais aprofundada, poderia haver então, uma capacitação técnica freqüente através de oficinas e mini cursos realizadas pelo IBRAM, pelos Sistemas de Museus e pelas possíveis parcerias entre universidades, associações e etc.
Quanto as atividades de fomentar, programar e inventariar os Programas Educativos, acreditamos que é necessário que haja um estimulo em âmbito governamental para a capacitação e qualificação dos profissionais de museus, através de cursos, manuais, treinamentos, e etc.
Nós da Fazenda Santa Maria do Monjolinho, acreditamos que é realmente importante a utilização do acervo institucional como referencial para o desenvolvimento do Programa de Ações Educativas do museu, pois isso garante uma maior valorização do seu acervo frente à sociedade e/ou os visitantes. Por esta razão, nosso acervo serve como base no desenvolvimento de nossas atividades educativas e culturais desde que começamos a abrir nosso museu para visitação.
-
AutorPosts