Museus do Ibram realizam atividades educativas na 7ª Primavera de Museus

Na próxima semana começa a 7ª Primavera de Museus, que este ano tem como tema Museus, memória e cultura afro-brasileira. Como o próprio tema já indica, toda a programação está voltada para a valorização e divulgação do patrimônio cultural afro-brasileiro por todos os lados de nosso País. Os museus do Ibram estão desenvolvendo diversas atividades culturais e educativas que têm como objetivo disseminar o conhecimento e a reflexão crítica acerca da realidade afrodescendente.

No Estado do Rio de Janeiro, Museu de Arte Religiosa e Tradicional de Cabo Frio, vai promover lançamento de livro (25/09), apresentação de jongo (25/09), brincadeiras afro-brasileiras (26/09) e apresentação de capoeira (27/09). Em Niterói, o Museu de Arqueologia de Itaipu vai inaugurar o projeto Capoeira no MAI (28/09), com aulas práticas semanais por um ano! Além disso, terá atividades de contação de histórias com o tema da cultura afro-brasileira.

Em Minas Gerais, o Museu Regional de São João del-Rei vai fazer no dia 24/09 uma visita guiada ao Canal dos Ingleses, que foi construído pelos escravos no século XVIII. Também terá palestra seguida de debate para discutir o universo cultural africano e a sua resignificação no Brasil. Já o Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, vai fazer uma grande mostra de filmes que abordam a temática proposta, além de contar com apresentações folclóricas, oficinas e a inauguração da exposição “Sustentabilidade e Criatividade na Rota dos Orixás”.

No Rio Grande do Sul, o Museu das Missões vai fazer um passeio ao município de Bossoroca para reconhecer remanescentes da história da escravidão africana na Região Missioneira. Em sua programação também estão previstas palestras, exibições de filmes e até uma cavalgada cultural!

No Maranhão, o Museu Casa Histórica de Alcântara vai fazer uma mostra sobre os povos e a cul­tura afro-brasileira, além de atividades artísticas como pintura, de­senho e arte manual. A proposta do museu é trabalhar com as crianças de comu­nidade descendente de quilombos e jovens da sede de Alcântara.

A 7ª Primavera de Museus ocorre de 23 a 29 de setembro e conta com a participação de centenas museus e centros culturais espalhados por todo o Brasil.

Se prepare para curtir as atividades propostas pelos museus de sua cidade.

Aproveite!

Confira a programação de todos os museus do Ibram aqui.

Deixe uma resposta