Tudo começou com a Carta de Petrópolis, um documento resultante do 1º Encontro de educadores dos Museus do Ibram, realizado em junho de 2010. As demandas explícitas nesta Carta, juntamente com outros marcos estruturantes e legais dos campos cultural e museal brasileiro deram o pontapé inicial para criação de um Programa Nacional de Educação Museal.
Dessa forma, a metodologia de construção do PNEM contou com a consulta pública e foi realizadas em 3 etapas, conforme o gráfico abaixo:
Ao longo dos últimos anos, coordenadores de GT, articuladores, membros de REMs, educadores e outros profissionais de museus se reuniram para discutir questões relacionadas à educação museal, focados nos 10 eixos temáticos propostos pelo PNEM.
Começamos com uma consulta pública virtual por meio de fóruns de discussão realizados no Blog do PNEM (etapa 1). Foram 4 meses de debate – de dezembro de 2012 a abril de 2013 -, onde foram apresentadas várias propostas pelos mais de 700 participantes cadastrados no Blog. O debate foi tão produtivo que a partir dele pudemos traçar as propostas de diretrizes, estratégias e ações do Programa. Assim, em 20 de janeiro de 2014 foi lançado o Documento Preliminar do PNEM, fruto de todo este debate público.
A partir de então, tivemos muito trabalho, muitos encontros, vimos algumas REMs sendo formadas e a educação museal sendo discutida nos quatro cantos de nosso país!
Em março de 2014, o Rio de Janeiro deu o pontapé nos Encontros Regionais (etapa 2). Ao todo foram realizados 23 Encontros Regionais, que ocorreram entre os meses de março a outubro em vários estados brasileiros. Tais encontros reuniram professores, profissionais de museus, estudantes de museologia e demais interessados em educação museal. O objetivo central desses encontros foi discutir o Documento Preliminar do Programa Nacional de Educação Museal e inserir novas propostas e adendos às suas diretrizes, estratégias e ações. Recebemos contribuições muito bacanas e pertinentes em todos os encontros realizados!
Depois de tantos encontros e muitos debates, nos reunimos todos em novembro, na cidade de Belém/PA. Realizamos, no âmbito do 6º Fórum Nacional de Museus, o Encontro Nacional do Programa Nacional de Educação Museal (etapa 3). Na tarde do dia 24/11/2014 e na manhã do dia 25/11/2014 reunimos cerca de 50 pessoas dispostas a definir os princípios norteadores de uma futura Política Nacional de Educação Museal. O foco da discussão foi o GT Perspectivas Conceituais e todos os adendos feitos a este eixo temático durante os encontros presenciais. Orientados pelo coordenador deste GT, Ozias de Jesus Soares, todos os participantes reunidos em plenária puderam discutir, reescrever e votar a redação final de cada princípio. Para além da definição dos princípios norteadores, o Encontro Nacional do PNEM foi um excelente momento de reunir a equipe da Coordenação de Museologia Social e Educação do Ibram, os coordenadores de GT, educadores de museus, representantes de REMs de vários estados, estudantes e diretores de museus.
Fechamos o ano de 2014 muito felizes com tantas conquistas! Os Encontros Regionais estimularam a criação de novas Redes de Educadores de Museus, a exemplo do Pará, Maranhão e São Paulo e dinamizaram algumas outras que estavam desarticuladas. Esse é um dos nossos maiores ganhos! É muito bom ver o PNEM sendo debatido nacionalmente e as REMs contribuindo cada vez mais nesta construção. As conquistas são coletivas e agradecemos a cada um que se empenhou em discutir, participar, organizar encontros e construir, de forma dialogada e participativa, o Programa Nacional de Educação Museal.