Curso EaD – Formação de Mediadores de Educação para Patrimônio

A Fundação Demócrito Rocha com apoio da Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (SecultFOR) abre inscrições para o curso de extensão na modalidade EAD de Formação de Mediadores de Educação para Patrimônio.

O curso, dividido em 12 módulos possui a carga horária de 160h com certificado emitido pela Universidade Federal do Ceará, tem como objetivo a descentralização de ações formativas, expandindo para todos os distritos culturais a oferta de formação em cultura, articulando outras instituições e agentes sociais, como OSCs, coletivos, associações, academias, escolas públicas municipais, estimulando ações em espaços e equipamentos públicos.

Espera-se que cada cursista seja provocado a atuar como mediador de educação patrimonial na comunidade/equipamento em que está inserido, contribuindo para que as pessoas ampliem suas possibilidades de inclusão social, por meio do acesso à informação, do diálogo, da fruição dos bens culturais e do seu exercício da cidadania, explorando as possibilidades e o potencial de conscientizar a população sobre os seus principais conceitos e de promover o sentimento de pertença, promovendo oportunidades de reflexão e aprofundamento do conhecimento a partir do seu contexto sociocultural e ambiental de seu entorno.

As aulas começam no dia 10 de fevereiro e tem sua inscrição aberta até 3 de maio de 2020.

Conteúdo programático

Fazem parte do conteúdo programático, questões como conceitos e trajetórias do patrimônio cultural; design, cidades e patrimônio; o patrimônio natural; arte e patrimônio; saberes e formas de expressão: patrimônios de todos nós; a diversidade das “celebrações”: nosso patrimônio imaterial; os “lugares” e sua dimensão imaterial; museus e patrimônio; políticas públicas: preservação do patrimônio brasileiro; turismo e patrimônio; e instrumentos possíveis para uma intervenção nas cidades.

Para maiores informações sobre o curso, seus conteudistas e realização de inscrição: https://cursos.fdr.org.br/course/view.php?id=22

Fonte: Fundação Demócrito Rocha