Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
Mara Paulina Arruda
MembroBoa ideia Rafael.
Mara Paulina Arruda
MembroSim Ozias. A visibilidade das manifestações indígenas é uma possibilidade que o IPHAN e os Museus podem tratar. Como sou Professora de Artes na Escola Pública e tenho duas Especializações em História vejo que a Escola- na prática!- precisa ter opções para desenvolver com mais propriedade e diversidade o ensino-aprendizagem. Por outro lado é questão humanitária a questão indígena. E as instituições precisam propor e agir em prol dos indígenas. Até por que a cultura tecnológica e midiática já alcançou o mundo reservado deles e, em contra partida eles já vivem -e gostam- de viver como nós que nascemos na área urbana.
Mara Paulina Arruda
MembroOzias, sobre o registro indígena vejo que aqui em Santa Catarina há poucos registros- a materialidade destes- nos museus daqui. Como moro em Chapecó que é divisa com Nonoai,RS, penso que será interessante pensarmos em locais nos museus para o registro da sua arte, artesanato, linguagem entre outros . Em Chapecó, por exemplo, graças ao primeiro juíz da cidade, Antonio Selistre de Campos, temos as urnas funerárias dos primeiros habitantes daqui. De modo mais amplo, obviamente, poderíamos pensar em espaços nos museus para o registro da passagem indígena. E pensarmos que hoje os índios vem conquistando caminhos nas áreas da educação superior e que eles mesmos são capazes de encaminhar esse espaço.
Mara Paulina Arruda
MembroEntendo que a educação precisa e vive da reinvenção das possibilidades de conhecer, de apreender e de resignificar os conteúdos e a História tato Universal com regional e local. Por isso a proposição Encontros é importante.
Mara Paulina Arruda
MembroEstou inteiramente de acordo com essa proposição.
Mara Paulina Arruda
MembroSim Ozias… agora, os Centros Culturais existem menos do que os Museus, estou certa? Por isso minha proposição que os Museus abram espaços para interações com a Arte-educação. É claro que a história deve ser muito mais contemplada mas é no sentido de visualização do Museu, de trazer as pessoas para o conhecimeto do que ali existe. E é, como você diz que o Museu, no meu entendimento, deve proceder: sua função histórico-social.
Outra questão para pensar é o registro indígena existente. Um abraço.
Mara Paulina Arruda
MembroLegal Diego Luiz Vivian. Sugiro os Encontros com a Comunidade e o Museu afim de que aquelas pessoas que nunca ouviram falar de Museu ou aquelas que nunca pensaram na possibilidade de ver, sentir, ouvir pessoas e ver objetos possam com esta ação /ou ações conhecer um mundo passado e a partir de entam possam contar do seu mundo passado.
Mara Paulina Arruda
MembroOi Ozias Soares! A minha referência à abrangência de profissionais nos museus é no intuito de abrir as possibilidades para os museus. Nós aqui no oeste catarinense temos o CEOM- Centro de Organização e Memória do Oeste Catarinense- este lugar trabalha com a possibilidade museal em que também se façam exposições de Artistas e outros pesquisadores.
Penso que o Museu deve se reinventar afim de trazer para ele mais pessoas.
-
AutorPosts