PNEM

Mara Paulina Arruda

Respostas no Fórum

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)
  • Autor
    Posts
  • em resposta a: Fortalecimento do educador de museus #597

    Boa ideia Rafael.

    em resposta a: Promover a abrangência de Profissionais. #596

    Sim Ozias. A visibilidade das manifestações indígenas é uma possibilidade que o IPHAN e os Museus podem tratar. Como sou Professora de Artes na Escola Pública e tenho duas Especializações em História vejo que a Escola- na prática!-  precisa ter opções para desenvolver com mais propriedade e diversidade o ensino-aprendizagem. Por outro lado é questão humanitária a questão indígena. E as instituições precisam propor e agir em prol dos indígenas. Até por que a cultura tecnológica e midiática já alcançou o mundo reservado deles e, em contra partida eles já vivem -e gostam- de viver como nós que nascemos na área urbana.

    em resposta a: Promover a abrangência de Profissionais. #588

    Ozias, sobre o registro indígena vejo que aqui em Santa Catarina há poucos registros- a materialidade destes- nos museus daqui.  Como moro em Chapecó que é divisa com Nonoai,RS, penso que será interessante pensarmos em locais nos museus para o registro da sua arte, artesanato, linguagem entre outros . Em Chapecó, por exemplo, graças ao primeiro juíz da cidade, Antonio Selistre de Campos, temos as urnas funerárias dos  primeiros habitantes daqui. De modo mais amplo, obviamente, poderíamos pensar em espaços nos museus para o registro da passagem indígena. E pensarmos que hoje os índios vem conquistando caminhos nas áreas da educação superior e que eles mesmos são capazes de encaminhar esse espaço.

    em resposta a: Encontros #506

    Entendo que a educação precisa e vive da reinvenção das possibilidades de conhecer, de apreender e de resignificar os conteúdos e a História tato Universal com regional e local. Por isso a proposição Encontros é importante.

    em resposta a: Planejamento Participativo #485

    Estou inteiramente de acordo com essa proposição.

    em resposta a: Promover a abrangência de Profissionais. #484

    Sim Ozias… agora, os Centros Culturais existem menos do que os Museus, estou certa? Por isso minha proposição que os Museus abram espaços para interações com a Arte-educação. É claro que a história deve ser muito mais contemplada mas é no sentido de visualização do Museu, de trazer as pessoas para o conhecimeto do que ali existe. E é, como você diz que o Museu, no meu entendimento, deve proceder: sua função histórico-social.

    Outra questão para pensar é o registro indígena existente. Um abraço.

    em resposta a: Encontros #448

    Legal Diego Luiz Vivian. Sugiro  os Encontros com a Comunidade e o Museu afim de que aquelas pessoas que nunca ouviram falar de Museu ou aquelas que nunca pensaram na possibilidade de ver, sentir, ouvir pessoas e ver objetos possam com esta ação /ou ações conhecer um mundo passado e a partir de entam possam contar do seu mundo passado.

    em resposta a: Promover a abrangência de Profissionais. #447

    Oi Ozias Soares! A minha referência à abrangência de profissionais nos museus é no intuito de abrir as possibilidades para os museus. Nós aqui no oeste catarinense temos o CEOM- Centro de Organização e Memória do Oeste Catarinense- este lugar trabalha com a possibilidade museal em que também se façam exposições de Artistas e outros pesquisadores.

    Penso que o Museu deve se reinventar afim de trazer para ele  mais pessoas.

Visualizando 8 posts - 1 até 8 (de 8 do total)