PNEM

Michele

Respostas no Fórum

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)
  • Autor
    Posts
  • Michele
    Membro

    Penso que não. Será sempre necessário que o profissional da área mantenha-se atualizado, por meio de cursos de aperfeiçoamento, seminários, palestras, etc; afinal, sempre haverá um novo desafio, uma nova problemática a ser discutida. Aliás, espero que as diretrizes a serem traçadas, por meio deste trabalho de construção coletiva de ideias, possam suprir a grande lacuna que se apresenta no setor educacional dos museus, ajudando-nos a saber que rumo seguir. Não sei qual é a situação dos outros países, em relação a essas questões, mas, imagino que o Brasil esteja extremamente atrasado em suas ações de busca pela melhoria do trabalho socioeducacional em museus.

    Michele
    Membro

    Concordo, Carlos!
    Penso que, além da oferta de capacitação, o profissional também deve ter seu trabalho valorizado por meio de plano de carreira e gratificação por titulação.
    Assim, o bom profissional estará sempre disposto a ampliar seu conhecimento e a aperfeiçoar seu trabalho para melhor servir à instituição onde atua.

    Michele
    Membro

    Olá a todos!

    Sou professora da rede pública, na cidade onde moro, e comecei a trabalhar num Museu há 1 ano. Fui escalada para trabalhar como mediadora/monitora dos grupos que visitam a instituição.
    No início, eu não tinha a menor ideia de COMO eu poderia expor a proposta do Museu ou apresentar o acervo a públicos de diferentes faixas etárias e com interesses tão distintos. Não recebi suporte de nenhum profissional da área, pois, simplesmente não há nenhum, aqui. Tudo o que sei sobre o Museu e a metodologia de trabalho que utilizo foram desenvolvidos por mim mesma, por meio de pesquisas, autoestudo, interesse próprio…
    O fato de eu ser professora me ajudou no sentido de saber como lidar com os grupos escolares (como recepcioná-los, combinar regras de conduta dentro do museu, como falar sobre o acervo sem tornar a visita cansativa, etc.). Porém, ainda tenho dúvidas sobre, por exemplo, qual é a minha função: devo mediar ou monitorar as visitas? O que seria mais interessante para os visitantes conhecerem? Como atender cada tipo de grupo?

    Bom, o que quero dizer com tudo isso é que sinto, realmente, a necessidade de receber capacitação profissional especializada. Ou, pelo menos, receber orientações sobre como desenvolver um trabalho que atenda às necessidades do público em geral ao mesmo tempo em que a função do museu, seus objetivos, sejam concretizados.

Visualizando 3 posts - 1 até 3 (de 3 do total)