Respostas no Fórum
-
AutorPosts
-
REM RJMembro
Alterar o nome do tópico para: Fomentar programas e ações colaborativos entre museus e escola visando a formação omnilateral entre todos os sujeitos envolvidos.
REM RJMembroCriar um portal que dê visibilidade às redes de educadores, divulgando seus eventos, ações e experiências, contendo espaço para um banco de dados referente à educação museal;
Viabilizar fomento por meio de editais de apoio à constituição e desenvolvimentos das REMs e suas ações (publicações, eventos, manutenção);
Promover Capacitação em parceria com as REMs já instituidas;
Estabelecer parcerias entre museus e REMs garantindo gratuidade de entrada em museus e centros culturais para os participantes das redes;
Propostas elaboradas em reuniões presenciais que contaram com a participação das seguintes instituições:
Centro Cultural Banco do Brasil – Centro Cultural da Justiça Federal – Centro Cultural de Folclores e Cultura Popular – Instituto Moreira Sales – Memorial Getúlio Vargas – Fundação Casa de Rui Barbosa – Museu Casa da Hera – Museu Casa do Pontal – Museu da Chácara do Céu – Museu da Marinha – Museu da República – Museu da Vida – Museu de Arqueologia de Itaipu – Museu do Ingá – Museu do Meio Ambiente – Museu Histórico Nacional – Museu Nacional – Oi Futuro/Museu das Telecomunicações – Núcleo Experimental do MAM – Secretaria Municipal de Cultura do Rio de JaneiroREM RJMembroEstimular a parceria entre instituições museológicas a fim de potencializar ações educativas;
(incluir universidades privadas na proposta de parcerias para formação continuada)
Propostas elaboradas em reuniões presenciais que contaram com a participação das seguintes instituições:
Centro Cultural Banco do Brasil – Centro Cultural da Justiça Federal – Centro Cultural de Folclores e Cultura Popular – Instituto Moreira Sales – Memorial Getúlio Vargas – Fundação Casa de Rui Barbosa – Museu Casa da Hera – Museu Casa do Pontal – Museu da Chácara do Céu – Museu da Marinha – Museu da República – Museu da Vida – Museu de Arqueologia de Itaipu – Museu do Ingá – Museu do Meio Ambiente – Museu Histórico Nacional – Museu Nacional – Oi Futuro/Museu das Telecomunicações – Núcleo Experimental do MAM – Secretaria Municipal de Cultura do Rio de JaneiroREM RJMembroEstabelecimento de parceria com instituições de ensino para criação de cursos, em nível de pós-graduação, na área de educação museal;
Estabelecimento de parceria com instituições de ensino para criação, em cursos de licenciatura, de uma disciplina voltada para a educação em espaços culturais;Propostas elaboradas em reuniões presenciais que contaram com a participação das seguintes instituições:
Centro Cultural Banco do Brasil – Centro Cultural da Justiça Federal – Centro Cultural de Folclores e Cultura Popular – Instituto Moreira Sales – Memorial Getúlio Vargas – Fundação Casa de Rui Barbosa – Museu Casa da Hera – Museu Casa do Pontal – Museu da Chácara do Céu – Museu da Marinha – Museu da República – Museu da Vida – Museu de Arqueologia de Itaipu – Museu do Ingá – Museu do Meio Ambiente – Museu Histórico Nacional – Museu Nacional – Oi Futuro/Museu das Telecomunicações – Núcleo Experimental do MAM – Secretaria Municipal de Cultura do Rio de JaneiroREM RJMembroAlterar o nome do tópico: dotações orçamentárias e financiamento;
Dotar os setores educativos de orçamento próprio, previsto nos planos anuais, planejamentos, planos de ação;
Garantir que nas verbas de agências e coordenações de pesquisa haja fomento para editais para desenvolvimentos de ações educativas e pesquisas na área;Alterar o nome do tópico: dotações orçamentárias e financiamento;
Dotar os setores educativos de orçamento próprio, previsto nos planos anuais, planejamentos, planos de ação;
Garantir que nas verbas de agências e coordenações de pesquisa haja fomento para editais para desenvolvimentos de ações educativas e pesquisas na área;Propostas elaboradas em reuniões presenciais que contaram com a participação das seguintes instituições:
Centro Cultural Banco do Brasil – Centro Cultural da Justiça Federal – Centro Cultural de Folclores e Cultura Popular – Instituto Moreira Sales – Memorial Getúlio Vargas – Fundação Casa de Rui Barbosa – Museu Casa da Hera – Museu Casa do Pontal – Museu da Chácara do Céu – Museu da Marinha – Museu da República – Museu da Vida – Museu de Arqueologia de Itaipu – Museu do Ingá – Museu do Meio Ambiente – Museu Histórico Nacional – Museu Nacional – Oi Futuro/Museu das Telecomunicações – Núcleo Experimental do MAM – Secretaria Municipal de Cultura do Rio de JaneiroREM RJMembroEstabelecer como prioridade dos programas educativos culturais apresentados nos Planos Museológicos ações de elaboração, desenvolvimento e avaliação do Projeto Político Pedagógico institucional que apresentem suas diretrizes e princípios pedagógicos, por meio de processos participativos; (referência: Carta de Petrópolis-2010 e carta de princípios-2009)
Fazer levantamento de dados sobre os ppps existemtes, divulgando-os;
Propostas elaboradas em reuniões presenciais que contaram com a participação das seguintes instituições:
Centro Cultural Banco do Brasil – Centro Cultural da Justiça Federal – Centro Cultural de Folclores e Cultura Popular – Instituto Moreira Sales – Memorial Getúlio Vargas – Fundação Casa de Rui Barbosa – Museu Casa da Hera – Museu Casa do Pontal – Museu da Chácara do Céu – Museu da Marinha – Museu da República – Museu da Vida – Museu de Arqueologia de Itaipu – Museu do Ingá – Museu do Meio Ambiente – Museu Histórico Nacional – Museu Nacional – Oi Futuro/Museu das Telecomunicações – Núcleo Experimental do MAM – Secretaria Municipal de Cultura do Rio de JaneiroREM RJMembroAfirmar na estrutura organizacional do museu a educação como espaço de reflexão, atuação, popularização e produção de conhecimentos, em integração com as funções de comunicação, pesquisa, preservação e conservação;
Reconhecer a especificidade da educação museal e sua contribuição para realização da missão do museu;
Propostas elaboradas em reuniões presenciais que contaram com a participação das seguintes instituições:
Centro Cultural Banco do Brasil – Centro Cultural da Justiça Federal – Centro Cultural de Folclores e Cultura Popular – Instituto Moreira Sales – Memorial Getúlio Vargas – Fundação Casa de Rui Barbosa – Museu Casa da Hera – Museu Casa do Pontal – Museu da Chácara do Céu – Museu da Marinha – Museu da República – Museu da Vida – Museu de Arqueologia de Itaipu – Museu do Ingá – Museu do Meio Ambiente – Museu Histórico Nacional – Museu Nacional – Oi Futuro/Museu das Telecomunicações – Núcleo Experimental do MAM – Secretaria Municipal de Cultura do Rio de JaneiroREM RJMembroSobre a seguinte proposta, propomos um debate: Criação de um banco de dados nos moldes do SBM (sistema brasileiro de museus) exclusivo para as ações educativas, com formulários que sistematizem e ordenem o registro das ações e que esteja disponível para educadores e demais membros cadastrados na base, servindo de exemplo para o desenvolvimento de ações e fonte de pesquisas. (existe um banco relativo à educação escolar no endereço http://portaldoprofessor.mec.gov.br/);
Inventariar todos os processos educativos (projetos, programas e atividades, realizados ou não) com o fim de contribuir para a construção da historiografia da educação museal brasileira;
Propostas elaboradas em reuniões presenciais que contaram com a participação das seguintes instituições:
Centro Cultural Banco do Brasil – Centro Cultural da Justiça Federal – Centro Cultural de Folclores e Cultura Popular – Instituto Moreira Sales – Memorial Getúlio Vargas – Fundação Casa de Rui Barbosa – Museu Casa da Hera – Museu Casa do Pontal – Museu da Chácara do Céu – Museu da Marinha – Museu da República – Museu da Vida – Museu de Arqueologia de Itaipu – Museu do Ingá – Museu do Meio Ambiente – Museu Histórico Nacional – Museu Nacional – Oi Futuro/Museu das Telecomunicações – Núcleo Experimental do MAM – Secretaria Municipal de Cultura do Rio de JaneiroREM RJMembroAutonomia institucional para definir suas referências teóricas;
Incentivar a produção de Projetos Políticos Pedagógicos, explicitando e institucionalizando a ação e relação teoria-prática;
Estabelecer uma concepção de educação museal crítica, dialógica e transformadora.Propostas elaboradas em reuniões presenciais que contaram com a participação das seguintes instituições:
Centro Cultural Banco do Brasil – Centro Cultural da Justiça Federal – Centro Cultural de Folclores e Cultura Popular – Instituto Moreira Sales – Memorial Getúlio Vargas – Fundação Casa de Rui Barbosa – Museu Casa da Hera – Museu Casa do Pontal – Museu da Chácara do Céu – Museu da Marinha – Museu da República – Museu da Vida – Museu de Arqueologia de Itaipu – Museu do Ingá – Museu do Meio Ambiente – Museu Histórico Nacional – Museu Nacional – Oi Futuro/Museu das Telecomunicações – Núcleo Experimental do MAM – Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro
REM RJMembroProblematizar o uso do termo “ferramenta”, optando pelo uso do termo “espaço educativo”
Proposta elaborada em reuniões presenciais que contaram com a participação das seguintes instituições:
Centro Cultural Banco do Brasil – Centro Cultural da Justiça Federal – Centro Cultural de Folclores e Cultura Popular – Instituto Moreira Sales – Memorial Getúlio Vargas – Fundação Casa de Rui Barbosa – Museu Casa da Hera – Museu Casa do Pontal – Museu da Chácara do Céu – Museu da Marinha – Museu da República – Museu da Vida – Museu de Arqueologia de Itaipu – Museu do Ingá – Museu do Meio Ambiente – Museu Histórico Nacional – Museu Nacional – Oi Futuro/Museu das Telecomunicações – Núcleo Experimental do MAM – Secretaria Municipal de Cultura do Rio de JaneiroREM RJMembroEstimular a oferta de visitas virtuais, sem abrir mão da visita presencial sempre que for possível, incentivando-a por meio de oferta de transporte.
Proposta elaborada em reuniões presenciais que contaram com a participação das seguintes instituições:
Centro Cultural Banco do Brasil – Centro Cultural da Justiça Federal – Centro Cultural de Folclores e Cultura Popular – Instituto Moreira Sales – Memorial Getúlio Vargas – Fundação Casa de Rui Barbosa – Museu Casa da Hera – Museu Casa do Pontal – Museu da Chácara do Céu – Museu da Marinha – Museu da República – Museu da Vida – Museu de Arqueologia de Itaipu – Museu do Ingá – Museu do Meio Ambiente – Museu Histórico Nacional – Museu Nacional – Oi Futuro/Museu das Telecomunicações – Núcleo Experimental do MAM – Secretaria Municipal de Cultura do Rio de JaneiroREM RJMembroAmpliar as concepções teóricas, adaptando-as a cada contexto/ realidade institucional.
Proposta elaborada em reuniões presenciais que contaram com a participação das seguintes instituições:
Centro Cultural Banco do Brasil – Centro Cultural da Justiça Federal – Centro Cultural de Folclores e Cultura Popular – Instituto Moreira Sales – Memorial Getúlio Vargas – Fundação Casa de Rui Barbosa – Museu Casa da Hera – Museu Casa do Pontal – Museu da Chácara do Céu – Museu da Marinha – Museu da República – Museu da Vida – Museu de Arqueologia de Itaipu – Museu do Ingá – Museu do Meio Ambiente – Museu Histórico Nacional – Museu Nacional – Oi Futuro/Museu das Telecomunicações – Núcleo Experimental do MAM – Secretaria Municipal de Cultura do Rio de JaneiroREM RJMembroA opção por mediação em visitas a museus depende de um conjunto de aspectos institucionais específicos, depende de seus objetivos e estratégias de ações educativas. Não cabe dizer que sem mediação perde-se a simbologia dos objetos expostos (essa é uma visão bastante limitada a respeito das habilidades de leitura e construção de significados realizada pelo público em visitas a museus). Há múltiplas possibilidades de mediação em museus e diferentes tipos e estratégias de ações educativas!
Proposta elaborada em reuniões presenciais que contaram com a participação das seguintes instituições:
Centro Cultural Banco do Brasil – Centro Cultural da Justiça Federal – Centro Cultural de Folclores e Cultura Popular – Instituto Moreira Sales – Memorial Getúlio Vargas – Fundação Casa de Rui Barbosa – Museu Casa da Hera – Museu Casa do Pontal – Museu da Chácara do Céu – Museu da Marinha – Museu da República – Museu da Vida – Museu de Arqueologia de Itaipu – Museu do Ingá – Museu do Meio Ambiente – Museu Histórico Nacional – Museu Nacional – Oi Futuro/Museu das Telecomunicações – Núcleo Experimental do MAM – Secretaria Municipal de Cultura do Rio de JaneiroREM RJMembroAdotar o Planejamento Participativo como perspectiva de ações e elaboração conceitual (referência: Danilo Gandin);
Reconhecer o público interno (público invisível) como alvo de ações educativas sob a perspectiva de um Planejamento Participativo;
Definir o conceito de público (deve-se considerar o público interno e externo, aqueles que vão visitar o museu para conhecer seu acervo, aqueles que vão ao museu para utilizar seu espaço, as opções de lazer e entretenimento como teatros, cinemas, bibliotecas, jardins, etc.?)
Fortalecer a concepção de museu como espaço de uma educação sob a perspectiva da construção coletiva de conhecimento.Propostas elaboradas em reuniões presenciais que contaram com a participação das seguintes instituições:
Centro Cultural Banco do Brasil – Centro Cultural da Justiça Federal – Centro Cultural de Folclores e Cultura Popular – Instituto Moreira Sales – Memorial Getúlio Vargas – Fundação Casa de Rui Barbosa – Museu Casa da Hera – Museu Casa do Pontal – Museu da Chácara do Céu – Museu da Marinha – Museu da República – Museu da Vida – Museu de Arqueologia de Itaipu – Museu do Ingá – Museu do Meio Ambiente – Museu Histórico Nacional – Museu Nacional – Oi Futuro/Museu das Telecomunicações – Núcleo Experimental do MAM – Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro
-
AutorPosts