MHN LANÇA SEGUNDO VOLUME DA SÉRIE DE LIVROS SOBRE EDUCAÇÃO MUSEAL

“Gestão, financiamento e reconhecimento da função educativa dos museus e a questão da profissionalização” são temas do segundo volume da série de livros digitais acessíveis do Museu Histórico Nacional “Educação museal: conceitos, histórias e políticas”.

Com cinco artigos, o volume traz experiências de museus, como a Pinacoteca de São Paulo e o museu peruano Pachacamac, e um dos textos já aborda o impacto da pandemia do novo coronavírus nas instituições culturais brasileiras.

“Ainda são comuns os relatos que reforçam a incompreensão, por parte de gestores, do papel e da importância da Educação Museal”, explica no Prefácio do livro Aparecida de Sousa Rangel, museóloga do Museu Casa de Rui Barbosa (RJ).

“Os temas estão relacionados e refletir sobre um deles é tangenciar o outro, na medida em que o reconhecimento da função educativa passa, também, pela profissionalização e pelo entendimento de que os setores educativos precisam ser redimensionados nos organogramas institucionais”, aponta.

Organizada por Andréa Costa, Fernanda Castro e Ozias Soares, a série conta com cinco volumes no total. A proposta é contribuir para a difusão do conhecimento em educação museal e para a formação individual e coletiva dos profissionais e gestores da área.

Os textos têm perfil didático e indicações de pesquisa e continuidade de estudos. O primeiro volume da série, lançado ano passado, tem como tema “História da educação museal no Brasil e prática política-pedagógica museal”. Acesse os dois primeiros volumes gratuitamente em nossa biblioteca digital.

Texto: Ascom/MHN
Imagem: MHN/Divulgação