2º Encontro Nacional do PNEM acontecerá em junho no Fórum Nacional de Museus

Nos últimos cinco anos, educadores e outros profissionais de museus estiveram envolvidos na construção coletiva de diretrizes para a o fortalecimento das práticas educacionais em museus e processos museais – que viria a constituir o Programa Nacional de Educação Museal (PNEM).

Começamos com uma consulta pública virtual por meio de fóruns de discussão realizados no Blog do PNEM. Foram quatro meses de debate onde foram apresentadas várias propostas pelos mais de 700 participantes cadastrados.

A partir de então, tivemos muito trabalho, muitos encontros, vimos algumas Redes de Educadores em Museus sendo formadas e a educação museal sendo discutida nos quatro cantos do país!

Depois de 23 Encontros Regionais realizados, nos reunimos todos em novembro de 2014, na cidade de Belém (PA) para o 1º Encontro Nacional do Programa Nacional de Educação Museal, no âmbito do 6º Fórum Nacional de Museus. Nele foi aprovada a Carta de Belém, que definiu os princípios norteadores para uma política pública voltada à Educação Museal.

Agora é a hora de voltarmos a nos reunir, incluindo todos que se empenharam nessa jornada e novos entusiastas a fortalecer a educação museal do Brasil. A discussão será retomada no 7º Fórum Nacional de Museus (FNM), quando será realizado o 2º Encontro Nacional do PNEM.

O encontro vai acontecer nos dias 2 e 3 de junho no âmbito dos Grupos de Trabalho do 7º FNM, conforme programação, e irá definir o documento final com as diretrizes orientadoras da educação museal.

1º Encontro Nacional do PNEM

Sobre o Fórum Nacional de Museus

O Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) vinculado ao Ministério da Cultura e responsável pelas políticas públicas para o setor no Brasil, realiza periodicamente o Fórum Nacional de Museus (FNM), que tem por objetivo refletir, avaliar e delinear diretrizes para a Política Nacional de Museus.

O 7º Fórum Nacional de Museus vai acontecer entre os dias 30 de maio e 4 de junho em Porto Alegre (RS) e traz como tema a “A Recomendação da Unesco sobre a Proteção e Promoção de Museus e Coleções” (conheça o documento da recomendação).

A recomendação, aprovada em 2015, passa a ser um pilar para as políticas públicas de museus para as próximas décadas, estabelecendo diretrizes para o fortalecimento das práticas existentes em museus, para a preservação, comunicação e promoção das coleções, e para o aprimoramento das funções sociais dos museus, em acolhimento aos urgentes desafios contemporâneos.

O 7º FNM representa ocasião para reunir os diversos atores do setor museal em espaço de intercâmbio de experiências entre comunidade museológica, sociedade civil, museus e órgãos de gestão museológica, promovendo diálogos por meio dos diferentes ambientes de debates que compõem a programação oficial do evento, a saber: conferências, painéis, minicursos, grupos de trabalho e mostras de trabalhos acadêmicos.