Aconteceu nesta segunda feira, dia 10 de março, o I Encontro Regional do Programa Nacional de Educação Museal no Rio de Janeiro.
O evento aconteceu no Memorial Getúlio Vargas e contou com a participação de 30 educadores, gestores, técnicos e pedagogos, representando 19 instituições e foi realizado em parceria do Ibram com a REM, a Gerência de Museus da Secretaria de Cultura do Município do Rio de Janeiro e o Sistema Estadual de Museus/SEC-RJ.
Foi apresentado e debatido o Documento Preliminar do PNEM, e foram propostos adendos e alterações ao seu conteúdo, que devem ser encaminhados para votação de um Documento Final no Encontro Nacional do PNEM a ser realizado durante o Fórum Nacional de Museus, ainda sem data confirmada.
Os debates sobre Acessibilidade giraram em torno de consensos e complementaram o conteúdo do Documento Preliminar, focando na proposição de ações, principalmente ligadas à formação e atendimento das demandas estruturais dos museus, que permitam a realização de ações educativas inclusivas.
Já nas discussões conceituais houve debates acalorados sobre a conformação do campo científico e profissional da Educação Museal e sobre o caráter da prática educativa no que diz respeito à sua localização no campo da educação formal ou não formal.
Houve também debate acerca das terminologias “Programa” e “Política”, em que concluiu-se que não só a demanda que existe hoje no campo é por uma política de Educação Museal, como o próprio conteúdo do documento aponta neste sentido, conforme já havia-se indicado em reuniões anteriores da REM RJ.
Foram concluídas as propostas de estratégias e ações dos Grupos de Trabalho sobre Acessibilidade e o grupo de Perspectivas Conceituais terá seu debate e recebimento de propostas continuado no II Encontro Regional do PNEM do Rio de Janeiro, que acontecerá no Museu da República, no dia 14 de abril, das 9h às 17h.
Texto: Fernanda Castro (Coordenadora do GT Redes e Parcerias e membro da REM-RJ)