A Semana Acadêmica Integrada das Ciências da Informação, promovida pelo Centro Acadêmico de Biblioteconomia, Arquivologia e Museologia – CABAM-UFRGS contou com a mesa redonda Programa Nacional de Educação Museal (PNEM) – Um debate necessário. Ocorrida em Porto Alegre-RS em 24/05, o evento foi bastante animado, envolvendo cerca de 20 a 25 pessoas – dentre estudantes e professores da museologia da UFRGS, além de outros interessados no tema. Além da participação de Diego Vivian – Coordenador do GT Museus e Comunidade do PNEM, que tratou do processo de construção do PNEM; estiveram presentes a coordenadora geral da REM-RS e articuladora do PNEM que abordou a importância da organização em rede por parte dos educadores; uma museóloga que abordou os 10 anos da PNM e um arquiteto e uma técnica de museu municipal que abordaram a acessibilidade em museus.
Outro evento relevante ocorreu no dia 25 de maio no Ponto de Memória Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre. A reunião de articulação sobre o PNEM, contou com o Coordenador do GT Museus e Comunidades do PNEM, o Conselho Gestor do Ponto de Memória da Lomba do Pinheiro, a Rede de Pontos de Memória e Iniciativas Comunitárias em Memória e Museologia Social do Rio Grande do Sul (REPIM-RS) e a Rede de Educadores em Museus do Rio Grande do Sul (REM-RS).
O tema central do encontro foi a construção do Programa Nacional de Educação Museal (PNEM). Na abertura a Coordenadora da REM-RS, Márcia Vargas, destacou a importância da organização em rede por parte dos educadores dos museus e mencionou os debates e as ações desenvolvidos pela REM-RS e o Ponto de Memória da Lomba do Pinheiro na construção do PNEM. Diego Vivian do IBRAM/MinC, apresentou um resumo das propostas do Grupo de Trabalho do PNEM – Museus e Comunidade no fórum virtual. Tratou-se também da metodologia adotada para a construção do PNEM que visa elaborar diretrizes voltadas aos museus no que tange às suas ações educativas, fortalecendo a dimensão educativa em todos os espaços do museu e fornecendo subsídios para a atuação dos educadores. Chegou-se a um consenso sobre a necessidade de fortalecer as políticas públicas voltadas para os museus e as comunidades, de acordo com o que está previsto na Politica Nacional de Museus e no Plano Nacional Setorial de Museus.